RELATÓRIO FEIRA AMBIENTE
Relatório Feira Ambiente- Frankfurt de 11 a 15 de fevereiro 2011.
Jornalista WGSN

Veja foto de Jornalista do WGSN  fotografando peças selecionadas por eles para lançar no site de tendências homebuildelife.com de Londres.  As peças selecionadas foram a velas da Colmeia que exalam um aroma com frutas típicas do Brasil, e derretem em óleo vegetal tendo fins terapêuticos.  Outro produto foram os quadros da Maria Izabel Santta Cecília, Dominó, e os pratos estampados em renda brasileira da Jane Benutti.  Foram também fotografadas as peças da Carla Carvalho fibra de piaçava com papel marche, e da Rosely Ferraiol matéria prima filtro de café reciclado como produtos inovadores.

 

São 30 halls , a ARTEST estava no Hall 8.0 E 91 -  Living- Interior e decoração.

 

Expositores de 150 países houve um aumento de 50% de novos países expondo na Ambiente.

 

Por informação da feira no segundo dia já era registrado 20% a mais de visitante em comparação ao ano passado.

 

A presença dos compradores americanos foi um diferencial nessa edição.  Grandes compradores.

 

Os halls são divididos como Dining ,Giving e Living.

 

Esta edição teve um aumento total de  10% a  mais de visitantes.

Mais de 144 mil compradores no maior setor do mundo - comércio justo para o consumidor de bens.

Aumento de consumo; a economia continua a se expandir - a indústria de bens de consumo espera crescimento de vendas em 2011.

Se tornou a maior feira do mundo  para o setor de bens de consumo, fechou suas portas na terça-feira 15 de fevereiro de 2011, depois de ter recebido mais de 144 mil visitantes profissionais, um aumento de quase dez por cento em relação à edição anterior (2010: 132.096). "Com uma boa 144.000 compradores de 150 países, Ambiente 2011 superou todas as expectativas. O grande aumento no número de visitantes e o nível elevado de satisfação do associado do lado expositor indicam que a recuperação está  avançado na Alemanha e no mercado mundial ", disse Detlef Braun, membro do Conselho de Administração da Messe Frankfurt. Durante a feira 11-15 de fevereiro de 4383 expositores de 86 países apresentaram uma escala internacional de produtos para as áreas de serviço de mesa, cozinha, casa, mobiliário e decoração.

Cerca de 77.500 dos visitantes (2010: 71.716 ) veio da Alemanha, um aumento de aprox. oito por cento. Um em cada dois dos compradores vieram de fora da Alemanha o nível de internacionalidade é agora cerca de 46 por cento. Depois da Alemanha, as cinco principais nações do visitante são Itália, Holanda, França, EUA e Suíça.

A atmosfera positiva na Alemanha, que foi revelado por uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa social forsa, em nome da Messe Frankfurt antes da feira, também ficou evidente na Ambiente. Segundo a pesquisa, 90 por cento dos alemães estão novamente dispostos a gastar mais em produtos de qualidade e de alta qualidade. Assim, durante sua visita à feira na sexta-feira, o ministro da Economia da Alemanha, Rainer Brüderle, afirmou que o aumento do salário foram os fatores que contribuem para a expansão da economia alemã. "Os alemães estão tendo uma visão muito otimista do futuro e estão  dispostos a gastar mais de novo", disse Brüderle. Nesta visão  Bluetooth, Detlef Braun disse: "O aumento de vendas média de oito por cento esperada pela indústria de bens de consumo em 2011 parece muito realista."

Esta visão otimista do futuro também é tomado pelos expositores. "O crescimento econômico pode ser sentida além das fronteiras da Alemanha. A angústia tenha evaporado e a propensão para o consumo tem crescido significativamente ", disse Bernd D. Ehrengart, Gerente Geral de Lambert GmbH. "O número de visitantes tem sido o melhor em muitos anos. Estamos muito satisfeitos com nossos resultados, que são significativamente acima do "No ano passado, foi o seu resumo positivo da empresa no Ambiente.

Thorsten Klapproth, presidente do Conselho de Administração da WMF AG, confirmou isso: "Para nós, a Ambiente é o mais importante evento do mundo  e é importante que o setor atenda e corresponda a essa demanda.

O clima é bom e progressistas  em linha com o índice do clima de consumo. O comércio está disposto a arriscar novos produtos. Em particular, o comércio especializado é mais ousado em relação a novos temas, desde que sejam bem apresentados. " Peter Frischholz, Gerente Geral, a Associação da Indústria de Cerâmica (Verband der Keramischen Industrie eV) também falou de uma tendência de alta ", que já era visível durante a temporada de Natal de 2010 e foi confirmado na Ambiente. Desde o primeiro dia, houve um número bom e grande  de visitantes do país e do exterior nos corredores e nos stands de exposições. Em geral, o humor na feira foi o consumo orientado e podíamos sentir que os visitantes estão confiantes de que a retomada da economia vai continuar. Assim, a feira foi capaz de enviar um sinal importante para o futuro, o setor prevê um aumento nas vendas este ano. "

A situação econômica positiva reflete-se também em uma enquete enviada aos  expositores e visitantes conduzido pela Messe Frankfurt durante a feira. No ano passado, os participantes tiveram uma visão cautelosamente otimista da evolução futura. Este ano, os resultados são significativamente melhores, especialmente para os expositores e visitantes alemães. Ao todo, mais de 80 por cento  dos inquiridos consideram a atual situação econômica satisfatória para bom.

A pesquisa também revelou um aumento no nível geral de satisfação dos expositores com o evento, em 96 por cento, satisfação dos visitantes porcentagem essa que  dificilmente pode ser superado. Assim, Thomas Grothkopp, gerente geral da Associação Alemã para a Messe, artigos de casa e decoração para casa (Bundes  Verband für den Gedeckten Tisch, Hausrat und Wohnkultur ) descreveu Ambiente 2011 como tendo sido "estimulante  para compradores". Como ele disse, "Com uma grande variedade de novos produtos e expositores comprometidos, a feira continua a ser uma obrigação para todos os varejistas que desejam se destacar da multidão."

A qualidade do visitante nessa feira foi de alto poder de compra e qualidade, portanto, o poder de decisão  foi perceptível ao longo da feira. " Segundo Sr. Brüderle.

 

Tendências na Ambiente

Jantar tendências :

Marcas, qualidade, autenticidade, funcionalidade e sustentabilidade são muito procurados. No segmento de porcelana e cerâmica, a autenticidade é refletida pelos produtos que incluem o 'velho' elemento em sua forma ou decoração. Louça branca  decorada com motivos leves ou com cores delicadas, especialmente azul. Juntamente com esses produtos são distinguidos por artigos brilhantes e cores ricas e decorativas. Copos são funcionais e clássicos, embora mais expositores e mais pessoas estejam experimentando  formas inusitadas. Na cozinha, os detalhes coloridos são encontrados em acessórios, pequenos electrodomésticos e facas. Ou em cores  limão, framboesa, violeta, laranja e amarelo. Também deve ser visto no caso de produtos de plástico tons transparentes, tais como as cores azul, verde, lilás, e naturais, como marrom, bege e capuccino. Em alguns stands, os visitantes também podem encontrar produtos feitos de matérias-primas renováveis, que podem ser compostados e, assim, atender a demanda de bens ecológicos.

 

Viver tendências

A receita para o sucesso da casa e mobiliário segmento é de “convivência” com muito espaço para o individualismo. Os consumidores estão  desenvolvendo um poderoso desejo de concentração - eles querem encontrar peças favoritas e assim criar um estilo próprio. Isto vai de mãos dadas com um renovado interesse em produtos de marca e de marcas de alta qualidade. Conservação dos recursos e transparência de produção são argumentos decisivos no processo decisório do consumidor. No caso de acessórios para casa, há sinais de um maior apego aos produtos made in Germany. Localmente produzidos com madeira nacional, relógios de cuco e bengalas estão fazendo um retorno. O charme dos anos cinqüenta está soprando através de salas nas casas da Alemanha. Cadeiras e mesas refletem os desenhos de época. Quando se trata de decoração, a natureza ainda é o fator chave. Nunca, as obras de arte, principalmente pinturas e esculturas, tiveram tanto espaço, hoje a popularidade como elementos decorativos para o lar esta em alta.  A gama de cores é a mais ampla vindo por muitos anos com tons pastel,hoje do rosa ao verde limão as cores estão sendo particularmente popular. Enfeites para a Páscoa 2011 será menos elaborado com coelhos e pintos em uma linguagem de design, estão com uma montagem mais rústica sem muita pintura industrial dando o ar de artesanal, feitos em madeira não tratada  , com um estilo mais puro para o lar.

 

Tendências

Quando se trata de idéias criativas para presentes, a tendência é sustentabilidade,  produtos sustentáveis apropriados para a personalização e únicos itens de alta qualidade. Plásticos, lonas, seda de pára-quedas e cobertores de lã são feitos em sacos individuais ou bolsas de todos os tamanhos. Consumidores que querem a sustentabilidade, mas não do olhar tipo reciclados, mas sim com  materiais naturais, tais como feltro, couro e bambu. Objetos de ordem na vida cotidiana, tais como porta-chaves, caixas de celulares, copos e blocos de notas, estão disponíveis em todas as cores do arco-íris, de acordo com as preferências individuais. Outra tendência é  o mundo de jóias, para todos os gostos , com coleções de anéis, correntes, relógios e brincos dando ao consumidor a oportunidade de fazer alterações ao seu conteúdo ou de seu coração.

 

Cresceu 8% a visitação no stand da ARTEST de compradores da Alemanha referente à última edição.

 

A maioria dos países estrangeiros visitantes foram:

Alemanha: 51

Itália:5

Inglaterra: 5

Belgica: 2

Espanha: 2

Turquia: 1

Dubai: 2

Arábia Saudita: 2

Suécia: 1

Áustria:3

Noruega:1

Romenia:1

Índia: 1

USA: 3

Portugal:1

Dinamarca:1

Turquia: 1

Holanda:1

 

Pedidos

 

Inglaterra: 1

Alemanha: 12

Áustria: 1

França: 1

Suiça:1

Egito: 2

Grécia: 1

 

A localização do stand foi extraordinária, ficamos ao lado dos grandes expositores, o que foi prometido pela Messe Frankfurt a ARTEST.

 

 O nível dos compradores foi superior, como pudemos verificar no atendimento e nos pedidos. Durante os 5 dias tivemos um grande movimento dentro do stand, e percebemos que até o último dia o movimento não caiu, o que foi inesperado.  Houve um aumento em porcentagem de países atendidos num montante acima de 30%. 

 

Pedidos

 

Inglaterra: 1

Alemanha: 12

Áustria: 1

França: 1

Suiça:1

Egito: 2

Grécia: 1

 

Foram 20 empresas/artesãos.

 

Venda imediata: 40.000,00 euros

Prospecção para 12 meses: 70.000,00 euros

 

Pontos fortes

 

A localização do stand, harmonia do stand, os produtos e a disposição dos produtos no stand.

 

Resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo das edições das feiras, com o intuito de criar uma linha coesa, mesmo em se tratando de diferentes matérias primas e técnicas. Focando o design as peças hoje tem um ar cosmopolita fazendo com que a iconografia se mantenha mas com uma leitura mundial.  Esse fato tem revertido no resultado de contatos e vendas efetuadas nas feiras.

 

Esse resultado ficou claro para nós a partir da ultima edição da Ambiente 2009, mas dessa vez agregado a esse fator, unimos a localização que foi primordial para atender na maioria novos clientes. Pudemos perceber refletido no nível de cliente atendido e no resultado imediato de vendas efetuadas, bem como pela grande visitação e interesse dos clientes, e com muitas propostas a serem estudadas no pós feira.

 

Um dos pontos fortes foi verificar que os clientes se interessaram pela linha completa, nos dando um feedback de que estamos no caminho certo, e cada vez mais o interesse vem se diversificando, mostrando que os produtos de todos os associados estão se adequando ao mercado internacional, resultado dos workshops que eles participam na ARTEST, e também por hoje os associados estarem muito focados no produto com design e acabamento.

 

Pontos Fracos

 

A falta de apoio para envio de mercadoria, dificulta a renovação do portfólio dos produtos, ponto que é incide diretamente no aumento das vendas.

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Compradores
Stand Ambiente
01/03/2011
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